O Colégio de Amorim considera que o Apoio Pedagógico, designado, no nosso estabelecimento, por Apoio ao Estudo (2.º CEB), Sala de Estudo Personalizado (3.ºCEB), Sala de Estudo Personalizado de Literacia (Ensino Secundário) e Sessões de Português como Língua Não Materna, nas suas diversas formas, é o mais importante serviço de complemento de formação que se disponibiliza aos alunos, facilitando aprendizagens, suprindo lacunas detetadas no percurso escolar e criando as condições necessárias para uma efetiva igualdade de oportunidades para o sucesso escolar.
Os alunos com dificuldades de aprendizagem são, assim, alvo preferencial do Apoio ao Estudo, da Sala de Estudo Personalizado e, dada a singularidade de cada caso, este apoio assume, tanto quanto possível, um caráter predominantemente individualizado e persegue objetivos, claramente enunciados para cada caso. Desta forma, as metodologias adotadas são diferenciadas, de acordo com as necessidades de cada aluno.
Esta medida de apoio individualizado visa promover as competências dos alunos em áreas identificadas pelo professor como deficitárias (Português; Inglês e Matemática – 2.º e 3.º CEB e Literacia – Ensino Secundário), através de uma abordagem personalizada e recorrendo a estratégias de ensino diversificadas e que motivem o investimento na superação das dificuldades. Uma vez que assume carácter transitório, não deve ser encarado como um apoio educativo prolongado, cessando após terminar o período proposto para se alcançarem os objetivos definidos.
No caso das sessões de Português como Língua Não Materna, apresenta como objetivo responder às necessidades de uma comunidade escolar linguisticamente heterogénea, através da implementação de diversas medidas relativas ao ensino do Português Língua Não Materna (PLNM), tendo em conta que o desconhecimento da língua portuguesa, veículo de todos os saberes escolares, é um dos maiores obstáculos à integração destes alunos e ao acesso ao currículo.