O 2.º CEB abrange os 5.º e 6.º anos de escolaridade e marca a passagem da monodocência para a diversidade de saberes e de docentes. No entanto, os alunos oriundos do Complexo Colegial usufruem já de um modelo integrado de ensino-aprendizagem, de continuidade pedagógica, que se caracteriza pela presença de docentes comuns aos diferentes ciclos. Esta dimensão proporciona a tranquilidade necessária para que o aluno seja bem-sucedido nas suas múltiplas vertentes: cognitiva, emocional e social.
Na linha de autonomia pedagógica, estabelecemos o desenho curricular para o nosso Colégio, concretizado no reforço das disciplinas de Português e de Matemática. No eixo da promoção de uma educação integral, implementou-se o Complemento à Educação Artística, tendo sido criado uma disciplina designada por “Oficina”, com o objetivo de desenvolver projetos interdisciplinares e artísticos. As abordagens às orientações curriculares são, assim, mais relevantes para os alunos e contextualizadas.
Da parte dos docentes assiste-se também a uma maior colaboração por meio da construção de um centro de recursos partilhados e adoção mais frequente de práticas pedagógicas diferenciadas.